Em um dia comum, é preciso aumentar o volume da televisão. Em outro, o som do rádio parece estar muito baixo. Do nada, você não escuta mais que estão te chamando, as pessoas precisam falar mais alto, ou repetir várias vezes o que estão dizendo. Algo lhe pareceu familiar? Talvez você precise fazer um exame de audiometria ou teste de audição.

Entretanto, você sabe para que serve e como funciona a audiometria? Em quais casos esse exame é indicado? Ou, então, como se preparar para teste de audição? Preparamos este conteúdo com tudo que você precisa saber sobre audiometria! Boa leitura.

O que é e para que serve audiometria

A audiometria, também chamada de teste de audição, é o exame mais utilizado no diagnóstico de perda auditiva. Por meio dessa avaliação, o profissional fonoaudiólogo consegue medir a qualidade da audição da pessoa e identificar se há problemas que requerem tratamento.

Portanto, pode-se dizer que a audiometria é um exame preventivo e altamente recomendado para diagnósticos de alterações na audição. Em muitos casos, a audiometria é indicada como exame de rotina. Com os resultados do teste de audição o fonoaudiólogo orientará o paciente quanto ao melhor tratamento conforme o caso.

Quem precisa fazer teste de audição:

Crianças prematuras, com alguma síndrome, histórico familiar de doenças ou conforme solicitação do pediatra;

  • Pessoas expostas rotineiramente a sons muito altos. Por exemplo, operadores de máquinas, construtores ou quem trabalha próximo de obras e avenidas, frequentadores de shows, etc;
  • Indivíduos que sofreram algum tipo de trauma ou lesão no ouvido;
  • Quem usa medicamentos contínuos;
  • Indivíduos com histórico familiar de doenças auditivas;
  • Pessoas com mais de 65 anos;     
  • Qualquer um que, independentemente da idade ou condição, perceba dificuldade de audição.

Como é realizada a audiometria

A audiometria é um exame simples e indolor, que não demora mais do que 40 minutos. O teste é realizado em uma cabine acústica, completamente isolada de sons externos que possam afetar o resultado, com o auxílio de um audiômetro, aparelho que emite sons através de um fone de ouvido.

Um fonoaudiólogo capacitado é quem conduz o procedimento. Durante o exame, o paciente fica dentro da cabine recebendo estímulos sonoros e reage conforme orientações do especialista. Normalmente, ele precisa fazer determinados gestos em resposta ao som (audiometria tonal) ou repetir o que foi dito (logoaudiometria ou audiometria vocal).  Dessa forma, a audiometria tonal avalia a capacidade auditiva e a logoaudiometria, ou audiometria vocal, mede o nível de compreensão. Ou seja, verifica se a pessoa consegue escutar e entender os sons. No final do teste de audição, o médico emitirá um resultado medido por decibéis, conforme a seguinte escala:

  • Sem problemas auditivos (até 25 decibéis);
  • Perda auditiva leve (26 a 40 decibéis);
  • Perda auditiva moderada (41 a 50 decibéis);
  • Perda auditiva moderadamente severa (51 a 70 decibéis);
  • Perda auditiva severa (71 a 90 decibéis)
  • Perda auditiva profunda (91 a 120 decibéis).

Como se preparar para audiometria

Por se tratar de um procedimento bastante simples e sem riscos, o teste auditivo não requer muitas preocupações prévias do paciente. Como ele depende da percepção, é importante estar bem descansado, mas não precisa ficar em jejum. Além disso, a única recomendação é evitar exposição a sons altos por, no mínimo, 14 horas antes do exame, para que exista o chamado repouso acústico.

Na conversa com o fonoaudiólogo, lembre de informar todos os sintomas que vem sentindo. Para não correr o risco de esquecer na hora, você pode anotar em um papel esses sintomas e levar no dia.

Dependendo da situação, o profissional poderá solicitar ou recomendar outros exames além da audiometria para confirmar um diagnóstico, como a imitanciometria, emissões otoacústicas ou tomografia do crânio. Se for constatada alguma deficiência auditiva, o fonoaudiólogo indicará o melhor tratamento, que pode ser algum medicamento, cirurgia ou uso de aparelho auditivo.

WhatsApp chat